Navigation – Plan du site

AccueilLa revueApresentação da revista

Apresentação da revista

Carnets, revista eletrónica de Estudos Franceses

Carnets - revista eletrónica de Estudos Franceses é uma publicação periódica em linha criada, promovida e editada pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF). Tem por objetivo dar a conhecer os trabalhos de investigação concebidos no âmbito da APEF, Carnets acolhe trabalhos da autoria dos seus membros, bem como de outros investigadores, que desejem colaborar com a Associação e divulgar a sua investigação na área dos Estudos Franceses e Francófonos.

A opção por uma publicação eletrónica de acesso livre e gratuito visa aproximar os investigadores em Estudos Franceses e Francófonos e favorecer o debate e a partilha de ideias.

A Carnets publica trabalhos originais e inéditos nos diferentes domínios dos Estudos Franceses e Francófonos (Literatura, Linguística, Crítica, Cultura, Didática) e/ou com uma abordagem interdisciplinar com áreas afins, tais como os Estudos Comparados, os Estudos de Tradução, a História, a Filosofia, as Artes e a Ciência.

A Carnets publica 2 números anuais (um número especial no mês de maio, e um número temático no mês de novembro), coordenados por um ou vários coordenadores e poderá conter, para além dos artigos, recensões de obras recentes ou textos literários. Todos los artigos são submetidos a um processo anónimo de avaliação por pares ("double blind peer-review").

Órgãos da Revista

O Comité de Direção da revista é constituído por um(a) diretor(a), três codiretore(a)s e três subdiretore(a)s. O(a) presidente da APEF , ou um membro da Direção da APEF por si mandatado(a), assume as funções de director(a) da revista; o(a)s vice-presidentes da direção da associação assumem as funções de codiretore(a)s da revista; o(a)s secretário(a)s e o(a) tesoureiro(a) da direção assumem as funções de subdiretore(a)s da revista.

O Conselho Editorial da revista é constituído pelos membros dos órgãos da APEF e pelos coordenadores de cada número da revista.

O Conselho de Arbitragem Científica da revista é composto por investigadores de reconhecido mérito, a nível nacional e internacional, na área dos Estudos Franceses e Francófonos e na área dos Estudos Comparados.

Competências

Competências do Comité de Direção

Ao comité de direção da Carnets compete a supervisão geral do processo de publicação de todos os números, das diferentes fases da sua preparação até à sua publicação regular on-line, a articulação do trabalho entre os vários órgãos envolvidos, a procura de soluções para a resolução de dificuldades e a tomada de decisões.

Competências do Conselho Científico de Arbitragem Científica da Revista

Compete aos membros que integram este conselho pronunciarem-se, em grupos de dois ou mais elementos, sobre a publicação dos artigos que lhe são enviados pela direção da revista, sob anonimato.

Compete aos membros do conselho científico proferir um parecer de forma a indicar a aceitação do artigo para publicação, a sua reformulação ou a sua recusa. Para tal, os aspectos mais valorizados no processo de avaliação dos artigos devem ser essencialmente os seguintes: adequação dos textos à temática e à(s) área(s) proposta(s), originalidade e relevância dos artigos, actualidade da bibliografia e sua utilização, relevância da(s) abordags metodológica(s), qualidade da redação, em conformidade com as normas editoriais da revista.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search